quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Beachcomber antecipa utilitário da Mini off-road está quase pronto para Genebra

É possível que nenhum carro tenha sido antecipado por tantos conceitos como o futuro utilitário da MINI, chamado informalmente de Crossman. Primeiro ele apareceu como o Crossover Concept, no Salão de Paris  Agora, ele surge como o Beachcomber, um modelo que, segundo a marca, integra os ocupantes ao  ambiente por meio de ausência de teto e de portas.


         






O estilo aberto não é o que o Beachcomber tem de mais importante, de todo modo. A grande novidade que ele traz, e que se presta a revelar, é o nome da tração nas quatro rodas que o utilitário da MINI usará. Ela se chamará ALL4. Pena é a marca não entrar em detalhes sobre o sistema, só sobre a inspiração para ele: o Mini Moke.
Criado em 1964, o Moke era uma espécie de jipinho, todo aberto, construído sobre a base do MINI. Produzido no Reino Unido até 1968, ele teve uma “tiragem” de 14,5 mil unidades. Nunca teve tração nas quatro rodas, a não ser um protótipo do Moke, chamado de “Twini” por ter dois motores, um para o eixo dianteiro e um para o traseiro, ou seja, motores gêmeos (twins, em inglês).
Apesar da proposta interessante, o Beachcomber não tem a menor possibilidade de ser produzido em série. O Crossover Concept, por outro lado, está mais próximo do futuro utilitário da marca britânica, que deve usar o mesmo motor 1,6-litro turbo da versão urbana do MINI.
A BMW do Brasil já confirmou que o utilitário, quando for lançado, desembarcará por aqui. Não à toa, considerando o gosto que os brasileiros têm por modelos altos, com porte de utilitário (mesmo que não sejam).



    




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Texto: Rodrigo Samy
Fotos: Reprodução