quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como Fazer a escolha do seu veículo... Versus Concorrência.. A "MARCA" Auto Dicas "1"

É muito dificil para todos nós consumidores,  independente de classe social fazer  a escolha do seu veículo, bom se você não quer ter problemas, exclusividade, e gosta daquele cheirinho do carro novo... o melhor automóvel do mundo e o Zero KM independente da marca , podemos citar muitas vantagens para quem compra  seu veículo "0 km".
Iniciamos com o primeiro fator da compra,  escolher uma Marca,  a Marca do produto, Identidade, significado emocional do produto, detentores dos nomes e símbolos registrados o direito à propriedade garantida e falando de símbolos cada um tem a sua História, antes de conhecer a Marca precisamos saber a história atrás de cada símbolo assim descobriremos a História da Marca. A lealdade à Marca representa a recompensa pelo esforço da empresa em proporcionar aos consumidores uma boa compra. Nesse caso, ela assume um valor simbólico, satisfazendo especificações mínimas e tornando possível a seleção de produtos e a triagem pelos preços. 
O produto fala através da marca. É ela que confere ao produto a sua memória, a sua identidade e a sua credibilidade, funções essas ligadas aos aspectos psicológicos do consumidor devido aos valores materiais e imateriais que maximizam sua atratividade.
O sucesso de uma marca independe da qualidade do produto ao sair da fábrica, pois “uma marca não é necessariamente um produto de qualidade superior, mas um nome de qualidade superior”

A marca de um produto é um contrato com o consumidor, no que ela se diferencia de outros símbolos, como os selos de qualidade e as certificações, devido a seus próprios padrões. Os selos e as certificações são conferidos por entidades e dizem respeito à gestão da qualidade e a crença em se seu valor pode ou não se estabelecer na mente dos consumidores. Devido a isso é que a marca se torna responsabilidade de todos que fazem a organização, que “devem conhecê-la em profundidade, absorver suas facetas, sua riqueza, sua dinâmica e vivê-la intimamente”
(Kapferer, 2003).

Uma marca demora algum tempo para ser assimilada pela mente, daí porque ficar mudando as características das marcas e logos de uma empresa ou produto não é uma boa política, já que isso termina por criar uma dispersão do apelo. Dessa maneira, mesmo que a empresa e seus produtos mudem de dono, a marca original deve ser mantida.
Uma boa marca é usualmente uma garantia de satisfatória qualidade e encoraja a repetição da compra. Ela cria status pelo valor simbólico que confere aos produtos, proporcionando satisfação psíquica aos consumidores, satisfação essa advinda da transferência do prestígio do produto. Ela, também, proporciona suporte à imagem da empresa, simplificando as estratégias de posicionamento e reposicionamento da marca, atividades que se constituem num desafio para os gestores das marcas, pelos riscos que essas situações envolvem.
As empresas estão cada vez mais conscientes de que suas marcas devem ser capitalizadas pelo valor que agregam à sua cultura, tornando-se um suporte ativo às estratégias de gestão do negócio. A identidade física da marca, embora intangível, acaba se alojando na mente dos consumidores e ali criando expectativas de respostas satisfatórias aos seus anseios de consumo. Essa é a maior aliança entre a empresa e seus consumidores a que qualquer gestor pode almejar.