Até poucos anos atrás, um carro lançado na Europa ou nos EUA demorava de dois a três anos para chegar ao mercado brasileiro. Hoje o consumidor brasileiro passa a desfrutar do que há em mais moderno na indústria automobilística no mundo quase simultaneamente. Chegaram no ano passado carros que tinham acabado de serem lançados no mercado europeu, como o Porsche 911, o Audi RS8 e o BMW X6. Como a expectativa de crescimento do mercado e, mais ainda, do segmento de luxo, as marcas do segmento premium se alinham em relação às novidades das suas matrizes. A BMW chegou a se antecipar: mostrou no Brasil o seu novo utilitário esportivo X1 antes mesmo de ser apresentado na Europa e hoje (26) lançou o carro em São Paulo, num teste realizado na pista do autódromo de Interlagos. E que teste! Você pode errar a entrada nas curvas que ele corrige a trajetória e nem dá sinal de sair de traseira. É um brinquedo de gente grande, fascinante de acelerar e gostoso de andar em qualquer marcha. O X1 chega ao mercado brasileiro em cinco versões: primeiro vem a topo de linha, a xDrive 28i, equipada com motor 3.0 de 258cv, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6,8, que custa R$175 mil. As versões xDrive18d, xDrive20d de 177 cv e a xDrive23d de 204 cv ainda não têm previsão de chegada. A versão xDrive 18i vai chegar no segundo semestre e deve custar em torno de R$ 130 mil. O carro tem o desenho arrojado, uma frente agressiva, linhas que mistura um utilitário esportivo e um sedã. Na parte frontal há a tradicional grade em formado ovalado, mas em tamanho ligeiramente maior do que os outros modelos. Os faróis têm vincos nas extremidades, conferindo mais volume e robustez ao carro. Internamente, o X1 tem muito requinte, como em todo BMW. Tem tela de LCD, sistema de navegação GPS e informações do iDrive que controla funções do veículo. Entre os itens de segurança estão airbags frontais, laterais e de cabeça, luzes de freio adaptáveis e luzes para condução diurna, além de faróis de xenônio. O controle de tração é independente em cada roda. O sistema Performance Control reconhece o tipo de uso do carro. Reconhece a inclinação, a potência e atua automaticamente. Tanto nas manobras fortes quanto na baixa aderência o caro mantém o m esmo comportamento O carro tem 37 módulos eletrônicos e um HD de 54 gigas. As unidades que serão vendidas a partir de março não terão o sistema de navegação. Esse sofisticado equipamento vai sair de série nos carros que serão importados a partir de junho, mas o preço do X1 vai aumentar em R$ 24 mil. O modelo com o sistema de navegação vai custar R$ 198 mil. Texto: Agência AutoInforme A BMW divulgou imagens de seu novo utilitário esportivo X1, baseado no protótipo X1 Concept. O carro chegará ao mercado em 2010 para entrar na acirrada briga com Honda CR-V, Hyundai Tucson, Volkswagen Tiguan, Kia Sportage e Toyota RAV 4, entre outros modelos deste segmento. O preço estimado do X1 nos Estados Unidos esta acima de US$ 30 mil, patamar um pouco superior ao do Série 1. Fotos: Divulgação |
quarta-feira, 3 de março de 2010
BMW X1 chega ao Brasil em cinco versões
A versão xDrive 18i vai chegar no segundo semestre e deve custar em torno de R$ 130 mil