sábado, 6 de março de 2010

TESTE BMW X1 INTERLAGOS








A BMW começa a vender no Brasil neste mês de março o modelo caçula da família X, o compacto crossover X1, que deve inaugurar uma nova categoria no mercado Premium, para atingir um novo público
O modelo é considerado pela montadora alemã um SAV (sigla de Sport Activity Vehicle), em vez do tradicional SUV (Sport Utility Vehicle), por possuir controle de tração variável e não os 50% em cada eixo como nos SUVs, que permite uma sensação ao motorista de estar dirigindo um modelo sedã.
No mercado nacional, o X1 chega para disputar mercado com o Volkswagen Tiguan e o Volvo XC60, mas os executivos da BMW apontam que, em breve, a Audi e a Mercedes-Benz também pretendem entrar neste novo segmento, com os lançamentos do Audi Q3, previsto para 2011, e do Mercedes BLK, para 2013.






A carroceria do modelo possui 11 tipos de materiais, para conseguir trazer melhor aerodinâmica. O X1, que já está sendo vendido nas lojas, vem equipado com motor de seis cilindros em linha 2.8 a gasolina, com capacidade de gerar 261 cavalos de potência, aliado a uma transmissão automática de seis velocidades. Uma curiosidade sobre o motor é que ele é o primeiro a ser construído em alumínio e magnésio.
Segundo o fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6.8 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h, que pode chegar a 230 km/h por conta do opcional “M Package”, que permite a reprogramação eletrônica do motor, da transmissão e da tração integral. No total, o modelo possui 37 modos eletrônicos.
O consumo em percurso urbano é de 8,8 km/l, em estrada de 15,6 km/l e em percurso misto a média é de 12,2 km/l.
O preço do BMW X1 xDrive 28i é de R$ 174.900.




A oportunidade de dar duas voltas no autódromo de Interlagos com o BMW X1, para poder avaliar o potencial do carro.
Logo na entrada, é possível notar o grande espaço na parte de dentro, que com os ajustes automáticos dos bancos proporciona uma posição ideal de dirigibilidade para o condutor. Outros detalhes notados são as dezenas de porta-objetos espalhados pelo carro - um deles dá para colocar até uma garrafa de 1 litro – e o teto solar panorâmico dividido em três partes.



No que diz respeito à multimídia, há o sistema de navegação CIC, uma tela central de LCD reúne informações sobre os comandos internos e sobre o sistema de áudio, que utiliza apenas conexão USB, onde as regulagens dos aplicativos são feitas através de um botão no console central.
Segundo executivos da marca, está sendo desenvolvido um software em português para proporcionar interação com a internet. O exemplo citado foi de aparecer no LCD informações sobre a localidade onde se está passando, como um guia turístico.




Acelerando pela pista de Interlagos, o que merece ser destacado é a ESTABILIDADE do carro. Pelo centro de gravidade baixo e a tração variável, a performance do X1 é incrível nas curvas. Merece destaque a curva da Junção, por ser muito fechada, entrei um pouco rápido demais, mas o carro não perdeu a aderência, ficou tracionado, sem ao menos dar uma saída de traseira, apenas dando uma passada na zebra sem muitos problemas para começar a pisar fundo no acelerador novamente na Subida do Boxes, e sentir toda a potência do motor BMW até a marca dos 150 metros antes da Curva 1.



                           


Fonte: MSN / portal onne
Marcos Garcia, redação ONNE