sexta-feira, 5 de março de 2010

BTG Pactual compra fatia da Mitsubishi do Brasil












O BTG Pactual é o maior banco de investimentos independente baseado em mercados emergentes, com mais de 25 anos de experiência em mercados emergentes e globais e com escritórios em quatro continentes, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Londres, Nova York e Hong Kong. 



A Mitsubishi Motors do Brasil anunciou nesta segunda-feira parceria com grupo financeiro BTG Pactual, que, por meio de uma participação minoritária, passa a ser sócio da empresa e ter um dos cinco assentos no conselho de administração. As próximas indicações de nomes para compor o conselho serão feitas por Eduardo de Souza Ramos, sócio-fundador da companhia nos próximos dias.
Com a parceria, a Mitsubishi pretende consolidar sua posição no mercado em que atua e vai contar com o apoio da experiência financeira e administrativa que o BTG Pactual possui. "Ter um sócio com expertise no mercado financeiro vai permitir à empresa viabilizar seus programas de ampliação e modernização da oferta no Brasil", afirma Ramos.
O BTG Pactual, que já fez aportes em empresas de diferentes setores, como a rede de estacionamento Estapar e a rede de drogarias Farmais, diz que o novo negócio é uma oportunidade de estabelecer relação com o mercado automotivo brasileiro. Segundo Carlos Fonseca, sócio do grupo, a escolha da montadora está atrelada ao bom histórico de crescimento e à posição de liderança no segmento em que atua. "A Mitsubishi é a melhor plataforma de investimento em um segmento fortemente ligado ao crescimento da economia brasileira", disse Fonseca.
O valor do negócio não foi divulgado pela Mitsubishi, que pretende daqui a 15 dias anunciar os planos de expansão da empresa para este ano. A companhia, que tem faturamento anual de cerca de R$ 4 bilhões, importa veículos da marca desde 1990 e tem uma unidade de produção em Catalão (GO), inaugurada em 1998. A capacidade instalada da planta é de 48 mil veículos por ano.



Onda de recalls continua agora com problemas em modelos da Nissan e da General Motors




A Mitsubishi Motors do Brasil vendeu uma participação minoritária da empresa para o BTG Pactual. A companhia não divulgou o tamanho da fatia, nem o valor da transação. Segundo comunicado, a Mitsubishi fechou o acordo para consolidar seu processo de profissionalização, ``aliando-o à expertise financeira e administrativa do seu novo sócio`.






Fonte: Exame / BTG INVEST