domingo, 23 de maio de 2010

Eles são minúsculos. Eles estão em toda parte. Mas eles são user-friendly, ou uma ameaça para a civilização?








Há uma distinção importante, no entanto. Nanotech ocupa um nicho intermediário entre as propriedades de um material a granel e aqueles que ocorrem ao nível atômico. Além disso, as propriedades de um material pode transformar drasticamente com essas mudanças de escala. A granel, por exemplo, o ouro elemento é inerte. No entanto, nanogold torna altamente reativo, tornando-se um catalisador valioso. O carbono é um outro exemplo. Diamante e grafite são formas familiar deste elemento no grande. Uma terceira forma importantes são os fulerenos, popularmente conhecida como buckyballs, todas as moléculas de carbono com C60 fórmula química. Seu nome homenageia techo-visionário R. Buckminster Fuller, a sua configuração, seu domos geodésicos. Seu tamanho das nanopartículas promove as aplicações em coisas tão variadas como painéis solares e drogas contra o câncer.
Eles poderiam nos destruir?
Mas isso também levanta preocupações de saúde. Uma vez que estas buckyballs são vírus de tamanho, eles facilmente penetrar as células vivas, com efeitos potencialmente nocivos. Buckyballs foram chamados esponjas de electrões, na medida em que atraem elétrons frouxamente ligados a partir de moléculas próximas. Dentro de seres vivos, esse fenômeno libera radicais livres que destroem a química da célula.
Em um estudo, desenvolvido robalo danos cerebrais depois de nadar em um ambiente de fulereno-atado. Em outro dano tecidual, foi encontrado nos pulmões de ratos de laboratório expostos a altas doses de nanotubos de carbono. Há receio de que as nanopartículas liberado revestimentos e outras aplicações pode gerar um novo género de poluição (para aqueles que de uma certa idade, acho que o milagre da fibra, o amianto).
Regulamento não é fácil. Convencionalmente, a segurança de um material é caracterizada pela sua composição química. Mas, lembre-se, muitas vezes nanomateriais transformar suas propriedades com o tamanho. Por exemplo, os pesquisadores observaram que as nanopartículas inaladas são geralmente mais tóxicos do que as partículas maiores do mesmo material. Pior ainda, as diferenças ocorrem mesmo no nível nano. Assim, deve ser avaliada a toxicidade para o tamanho 1 nm? Ou 10 nm? ou 100 nm?
Em uma nota positiva (e que mostram a complexidade de toxicidade), os pesquisadores descobriram que buckyballs a uma concentração de apenas 1,5 partes por milhão de mortos metade das bactéria Escherichia coli em uma amostra de água. Ou seja, nanocristais fulereno são antibióticos extremamente eficazes.
Não existem respostas fáceis. Governo, indústria, academia e grupos especializados em todo o mundo estão a abordar o assunto, embora não sem controvérsia. Em um extremo está o Grupo ETC, o Grupo de Ação sobre Erosão, Tecnologia e Concentração, que pediu uma moratória completa sobre novos produtos contendo nanopartículas e também em pesquisas com esses materiais até que normas estão em vigor. Greenpeace cientistas expressaram uma opinião semelhante que as nanopartículas devem ser consideradas potencialmente perigosas até prova em contrário.

Fonte :.roadandtrack